- 4 de outubro de 2015
- Categoria: Notícias
As ruas de Ourinhos foram tomadas por centenas de ciclistas com os mais variados tipos e tamanhos de bicicletas durante o 13º Passeio Ciclístico promovido pela AERO – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos. O tradicional evento foi realizado no dia 04 de outubro e considerado mais um grande sucesso de público e animação.
O objetivo do passeio promovido pela AERO além de fazer parte da programação de comemoração dos 49 anos de fundação da entidade fundada em 05 de outubro de 1966, é incentivar o uso da bicicleta como forma de transporte e lazer. Além disso, o evento tem como bandeira a preocupação com o meio ambiente, melhoria do trânsito e o bem-estar da população.
O passeio contou com a presença de mais de seiscentos participantes, entre eles o recém eleito presidente da AERO e empossado no dia 01 de outubro, Engº Antonio Caetano Filho, de diretores, associados, familiares, amigos e parceiros da entidade; do presidente da FAEASP, vice presidente do CAU/SP e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ourinhos, Arqº Valdir Bergamini, do Chefe do CREA-SP da UGI de Ourinhos,Arqº Mário Bergamini; da Prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias e do Chefe de Gabinete José Luis Quenca; e do Deputado Federal Cap. Augusto e de seu assessor Coronel Dudas.
A concentração aconteceu na Praça Mello Peixoto, com a saída do passeio ás 10h30, puxado pelo carro de som do Giba e comandado pela Agente de Fiscalização do CREA-SP, Vanessa Alça Botin da Silva, que animou o passeio durante todo o seu percurso. Vários grupos de ciclistas que pedalam diariamente pela cidade, diversas pessoas de várias idades e famílias prestigiaram o passeio. O que chamou a atenção foi a grande diversidade de bikes utilizadas, que variaram dos modelos mais clássicos aos personalizados. O percurso do passeio com aproximadamente 5 km, foi pelas Ruas São Paulo, Rio de Janeiro, Avenidas Rodrigues Alves, Antonio de Almeida Leite, Luiz Saldanha Rodrigues e Armando Silva. Os participantes foram escoltados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes da Defesa Civil, SAMU e por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, que garantiram a segurança dos participantes. Durante o passeio, os ciclistas puderam se hidratar em frente ao IBIS, onde funcionários do hotel distribuíram água aos participantes.
Ao final do evento, aconteceu a entrega dos troféus aos participantes que se destacaram nas modalidades: bicicleta mais antiga; bicicleta mais equipada; bicicleta mais personalizada; ciclista mais idoso(a) pedalando; ciclista mais jovem pedalando; equipe com maior número de participantes uniformizados pedalando e equipe escolar uniformizada com maior número de participantes pedalando; o sorteio de dezenove bicicletas e a distribuição de lanches, pipoca, doces, sorvetes, algodão doce e refrigerantes aos participantes.
O passeio ciclístico também tem cunho social, pois no ato da inscrição era necessária a doação de um litro de leite. Foram arrecadados 403 litros que serão revertidos para entidades assistências da cidade.
O Evento contou com o apoio institucional do CREA/SP, FAEASP, OAB, Prefeitura Municipal de Ourinhos e imprensa ourinhense.
Parceria em projeto social
A AERO em parceria com a Ordem Demolay, anunciou que é parceria da campanha “Passos que Salvam”, idealizada pelo Hospital de Câncer de Barretos. Durante o 13º Passeio Ciclístico, estavam sendo vendidos kits (camiseta, cadarço, squeeze, boné) por R$ 30 para que as pessoas usem na caminhada que será realizada no dia 22 de novembro, a partir das 8h30, com saída da Praça dos Burgueses. Toda a arrecadação é destinada à manutenção e ao tratamento das crianças do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.O projeto tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, a ação acontece simultaneamente em várias cidades, com a distribuição de folders contendo informações sobre os sinais e sintomas da doença.