- 6 de outubro de 2013
- Categoria: Notícias
A 11ª edição do tradicional passeio ciclístico da AERO – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos foi realizada no domingo, dia 06 de outubro e foi considerado mais um grande sucesso. O evento reuniu cerca de 800 pessoas, registrando 535 inscrições de ciclistas que renderam 512 litros de leite, doados à Casa Arco Íris. O passeio contou com a presença do Presidente da AERO, Engº Geraldo Sérgio Pereira, de diretores, associados, familiares, amigos e parceiros da entidade, do Presidente da FAEASP e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Arqº Valdir Bergamini, do Superintendente de Fiscalização do CREA/SP Engº Luiz Roberto Sega, da Prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias e do Vereador Alexandre Enfermeiro.
A concentração aconteceu na Praça Santa Tereza de Jesus Jornet, mais conhecida como “Praça dos Skatistas”, onde o Professor Darcio Rodrigues realizou ginástica de alongamento e uma série de exercícios para aquecimento dos participantes, antes do início do passeio. Famílias, pessoas de todas as idades e vários grupos de ciclistas que pedalam diariamente pela cidade prestigiaram o passeio. O que chamou a atenção do público foi a grande diversidade de bikesutilizadas, que variaram dos modelos mais clássicos aos personalizados que atraíam olhares curiosos por onde passavam. Independentemente do modelo da bicicleta, o mais importante foi o show de animação dos participantes que, apesar do suor, não perderam o ritmo e o bom humor durante todo o percurso.
Os ciclistas saíram da Praça dos Skatistas e pedalaram pelas avenidas Antônio de Almeida Leite, Luiz Saldanha Rodrigues e Armando Silva, até a Sede Social e Esportiva da AERO. Os participantes foram escoltados pela Polícia Militar, Agentes da Defesa Civil de Ourinhos e ainda tiveram o apoio de uma ambulância da Secretaria Municipal da Saúde e do Regate do Corpo de Bombeiro. Ao final do passeio, aconteceu a entrega dos troféus aos participantes que se destacaram nas diversas modalidades instituídas pela AERO, sorteio de brindes e de vinte e quatro bicicletas patrocinadas por empresas da cidade e a distribuição de lanches, suco, doces, pipoca e sorvetes para os presentes.
O objetivo do passeio promovido pela AERO é incentivar o uso da bicicleta como forma de transporte e lazer. Além disso, o evento tem como bandeira a preocupação com o meio ambiente, melhoria do trânsito e o bem-estar da população. O passeio ciclístico também tem cunho social, pois no ato da inscrição era necessária a doação de um litro de leite.
O presidente da AERO, Engº Geraldo Sérgio Pereira, ressaltou que a tradição do evento foi mantida diante do recorde de público deste ano. “A cada ano um número maior de pessoas têm participado do evento e para nós, da AERO, é muito gratificante. Além disso, esse passeio ciclístico tem um caráter social, pois todo o leite arrecadado com as inscrições será doado a entidades sociais da cidade”.
O Arqº Valdir Bergamini, presidente da FAEASP, destacou que o tempo agradável da manhã de domingo contribuiu para o sucesso do passeio ciclístico e enfatizou a importância de a AERO organizar, por mais um ano consecutivo, o evento que é aguardado pela população. “A AERO está sempre preocupada em atuar em todos os segmentos, como trabalho sociais, de valorização profissional, de fortalecimento de entidades de classes e também não poderia deixar de se preocupar com o meio ambiente e incentivar a prática de esporte. É um motivo de muito orgulho ver essa quantidade de pessoas. Só temos que agradecer a população ourinhense que está junto da AERO e entendeu a proposta da entidade”.
O evento contou com o apoio das empresas: Duke Energy Brasil, PB Lopes Scania, através do Projeto Ipê Amarelo que distribuiu mudas de ipê e cartilhas educativas do Projeto e o apoio institucional da UNAOP – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Oeste Paulista, FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ourinhos.